terça-feira, 14 de agosto de 2007

A ação demoníaca

Dada a impiedosa injeção de testosterona deste blog, me senti impelida a escrever algo o mais mulherzinha possível, sobre um filme francês ou uma comédia romântica. Mas não. Na última semana eu me dei ao trabalho de ligar a televisão com o firme objetivo d’ela fazer-me dormir e, nas três seguidas vezes, no mesmo aclamado canal cult, deparei-me com o famigerado “Bebê de Rosemary”, filme que há tempos estava em meu imaginário como “filme de terror” e que eu constantemente confundia com “A mão que balança o berço”, por algum motivo bizarro.

Ainda assim, as duas primeiras tentativas de assisti-lo foram fracassadas, levando em conta que o objetivo inicial de forma alguma era assistir à um filme cuja storyline é “A jovem Rosemary provavelmente carrega o anticristo no ventre.”

Ainda assim, a presença marcante do ídolo, lindo e carismático, John Cassavetes me fazia lutar para não dormir, embora o sono acabasse ganhando. Na terceira tentativa eu tomei vergonha na cara e assisti a toda a saga da família Woodhouse e seus vizinhos caquéticos.

Rosemary e Guy são recém casados, que se mudaram para um prédio em NY onde, no passado, várias histórias de morte e canibalismo ocorreram. Logo fazem amizade com o casal de velhinhos do apartamento da frente, que torram o saco dos coitados.

O espectador sabe que tem algo de errado com aqueles velhos, eles realmente são assustadores. Mas o fato é que eles são meio que lideres de uma seita diabólica e Guy (ou Cassavetes in the dark side of the force, como eu prefiro chamar), um ambicioso aspirante a ator, vende o primogênito ainda nem concebido em troca de sucesso.

O Bebê de Rosemary é um dos claros exemplos de terror psicológico no cinema, ao melhor estilo “lobo-mau-atras-da-princesa-no-teatro” com uso controvertido da suspensão hitchconiana (se isso fosse um trabalho de final de semestre eu explicaria isso melhor. Por ora, deixa passar). Oh meu Deus como é agonizante descobrir cada pedaço dessa insana e macabra conspiração que acontece contra Rosemary. Toda a destruição de uma ordem moral derivada da criação católica que injeta culpas e dogmas numa juventude posteriormente esvaziada.

Enfim... todo esse falatório pra chamar atenção a um filme muito bem sucedido e não muito dogmático na ferida que toca, o Allmight , mas ainda sim categórico em sua afirmação, uma vez que Rosemary parece ceder ao "mal", no final, pelo filho. Se hoje eu ligar a tevê e estiver passando eu assisto novamente, com gosto e menos medo.

E viva a aleatoriedade.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

A ação frenética

Tomo pra mim a tarefa de responder (está mais para dialogar com) o último (e primeiro) texto do meu colega mais mineiro. Me proponho fazer nos mesmos termos, no calor da hora, de madrugada, sem refletir muito sobre isso. E com alguma canastrice.

Adrenalina (Crank), de Mark Neveldine e Brian Taylor. Não é Luc Besson, mas, ora, não vou escrever sobre o francês se conheço-o mal. O terreno é parecido: filme de ação, testosterona e Jason Statham. E foi o Tiago quem me indicou. O filme , que parte de uma premissa tentadora para o público sedento por sangue, é sobre um assassino profissional (Statham) foi envenenado e para desacelerar a ação do veneno, ele precisa manter o nível de adrenalina alto. A morte será inevitável. O que temos com isso são perseguições de carro dentro de shoppings, tiroteios, sexo em público, uso de drogas e outras coisas divertidas.

Os diretores parecem então cheios justificativas para brincarem com a imagem, afinal o seu protagonista está extremamente alterado, correndo, matando, roubando em busca de vingaça. A forma expressaria o estado do personagem. Mas o excesso beira o rídiculo. Montagem frenética, redundante, inundada de efeitos desnecessários, usados para situar a ação, criar um suspense superficial ou simplesmente dançar ao ritmo da música.

De fato, percebo uma fraqueza na imagem produzida, os realizadores parecem não acreditarem na sua capacidade de criar imagens menos efêmeras. O produto, videoclíptico, parece ser feito para o consumo rápido e necessário, como a cocaína cheirada pelo herói no chão do banheiro. Necessidade criada pelo mercado, explicitas nos trailers, provocadores de desejo por uma obra esvaziada.

Como alternativa, mais satisfatória e perene, de imagens concretas e de peso, aponto filmes de Michael Mann, como Miami Vice e Fogo Contra Fogo. Filmes mais elaborados tanto imagética, quanto dramaturgicamente. Mas sobre esses, exijo mais que 25 minutos de reflexão.

domingo, 12 de agosto de 2007

A ação francesa


Vejamos...hoje é dia de bancar o homem viciado em testosterona e falar sobre um francês.
Ser francês é o oposto de ser homem? Bem, posso te responder aos poucos, com duas palavras: Luc Besson, diretor, produtor e roteirista de um bom número de filmes. Besson dirigiu e escreveu a ficção científica “O Quinto Elemento”, com Milla Jovovich (“Leello multipass!” – alguém lembra disso?), Bruce Willis, Gary Oldman, Chris Tucker, dentre outros atores. Roteirizou e produziu a série “Carga Explosiva” (1 e 2. Por enquanto são dois.), protagonizada por Jason Statham, e “13º Distrito”. O ponto abordado no texto é simples: questionar os filmes de ação, especificamente os que Besson está envolvido e mais especificamente ainda, irei me ater à série “Carga Explosiva”.
A série narra as peripécias do “transportador” (“mercenário” contratado para serviços de “entrega”) Frank Martin, soldado aposentado, que mora na França, em sua tranqüila residência mediterrânea (mote do primeiro filme). Os propósitos da série são pontuais: propor desafios que coloquem Martin numa espécie de corrida. Isso justifica o caos ensaiado que vemos na tela. Lutas, explosões, movimentos de câmera e montagem frenéticos, trilha sonora empolgante. São regras básicas que grande parte dos filmes de ação adota. E a reflexão da série é simples, mas eficaz. Existe certa constatação de que como já foi dito, tudo é ensaiado, e que isso faz parte do jogo, desmoralizando o que de fato é real na cabeça do espectador e fora dela. Cabe a ele decidir que ele compra o falso ou não.
Tomemos a França como um lugar idílico, tranqüilo. O justo estereótipo visto por uma ótica hollywoodiana, porém temos um francês, Besson, preocupado em injetar ação francesa/americana + artes marciais, quebrando assim um padrão. Que padrão? O padrão de que filmes de ação são gravados em Hollywood. Bem, nem tanto assim. A série de filmes de Jason Bourne, regravação das aventuras do agente sem memória, agora interpretado pela “metade-inteligente-da-dupla-Affleck/Damon” Matt Damon , que se passa na Europa. Além deste, tem-se os filmes do agente James Bond, esteticamente europeus. De fato, Hollywood mantem pra si uma grande parcela na produção de filmes de ação, mas a preocupação do texto não é esta. Poderia citar também o glamour que a Europa traz consigo, o charme do sotaque inglês, as cuspidas do povo alemão, os campos bem cuidados, as ovelhas brancas, as águas disfarçadamente límpidas e tudo mais, mas também não é o caso.
Jason Statham/Frank Martin, como o grande, forte e sagaz protagonista da série Carga Explosiva abraça seu papel de herói inverossímil, quase nos moldes de John McClane. Sim, os dois explodem coisas, os dois matam pessoas, os dois pulam. Os dois são sarcásticos e, acima de tudo, os dois são carecas. Qual a diferença entre os dois?
Jason Statham é inglês. Ele vive sob regras. Ele é metodicamente frio, atendendo ao pedido do estereotipo. Ele luta no óleo, luta com mangueiras, com varas, contra uma mulher andrógena, num avião, em carros e jet-ski, com tudo que estiver por perto. A pergunta a se fazer aqui é que tipo de reflexão a série propõe. Na verdade, que tipo de reflexão o gênero de ação pode propor, sem entrar no mérito da “bem feitura” ou do termo “B” para classificar tais películas e na questão do nível de pretensão dos realizadores.
De fato, os heróis passam por provas físicas e mentais, almejando um objetivo específico. É relevante ter-se cautela para não cair em armadilhas fáceis de julgamento pré-concebido, tais como afirmar que o mundo precisa de heróis e é por isso que eles existem no cinema. O interessante é avaliar os filmes de Besson e, consequentemente, os de ação como todos os outros, no sentido de “descobrir” entrelinhas nas imagens, se existe uma provocação/questionamento/apontamento ou se é tudo em prol da diversão (sim, este também é um julgamento pré-concebido).
As “regras” atuais dos filmes de ação parecem ser ditadas pela procura de inovação nas cenas de ação e na produção de roteiros que não sejam meras cópias. No fim das contas, o que sempre importará será a preocupação em soar original de algum modo e ser absurdamente inverossímil conta.
Bem, eu ainda acredito na validade da produção de filmes carregados por testosterona, no bom sentido da palavra e continuo com dúvidas sobre as "verdadeiras" propostas do gênero.

Fontes:

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Primeiro

É preciso ter um primeiro post, tanto pra marcar um ínicio quanto pra testar o layout e mostrar para os colegas onde vamos escrever.